Segunda turma do Programa Empreendedor Rural realiza visitas a propriedades

No ano passado uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, Sindicato Rural e Senar realizaram a formação da 1º turma de alunos no Programa Empreendedor Rural (PER), foram dezenove alunos capacitados para trabalhar a gestão da propriedade rural e o empreendedorismo em suas propriedades. Em junho deste ano, iniciou uma segunda turma composta por 16 jovens produtores rurais em busca de conhecimento.

Visando qualificar os empreendedores rurais para que estes desenvolvam um projeto em sua propriedade, na sexta-feira (31), os alunos visitaram algumas propriedades do município que são referências em produção leiteira como a Fazenda Vanzin e Flor da Serra. Também visitaram a propriedade da Família Baldissera, que possui além de um potencial turístico outras atividades que possibilitam a visualização de novas oportunidades aos alunos.

A visita integrou o módulo nove do programa e teve como objetivo apresentar projetos inovadores implantados em propriedades rurais. De acordo com o supervisor regional na região oeste, Helder Jorge Barbosa, o programa proporciona ao participante ampliar a visão gestora, desenvolvendo habilidades e despertando o espírito empreendedor e de liderança.

Segundo a instrutora do Senar Rosa Marina Seghetto, o curso vem para ajudar os jovens a valorizar a sua propriedade e identificar os pontos positivos e negativos, potencializando as atividades que a valorizam na questão financeira, além da gestão da propriedade e de custos de cada atividade. “A visita ao campo possibilita ao participante verificar oportunidades de uma propriedade a outra, surgem muitas ideias que podem ser implantadas mesmo que as atividades não sejam as mesmas” ressalta Marina.

Guilherme Baldissera é produtor rural e iniciou na segunda turma do PER em junho. “Antes de começar o curso eu não tinha controle de quanto gastava com as vacas, ovelhas, cabritos. Hoje tenho todos os gastos anotados e já estou gerenciando o que dá lucro estou aumentando a produtividade, o que está dando prejuízo estou eliminando”, diz Guilherme.

Para o secretário de agricultura André Kilpp de Figueiredo, o programa tem contribuído para que sejam realizadas melhorias significativas nas propriedades.  “A vida no campo vem evoluindo, os produtores rurais de hoje precisam se atualizar e conhecer o mercado para prosperar, e para isso buscar o conhecimento é imprescindível”, afirma André.

 

Programa

O curso é totalmente gratuito e possui uma carga horária total de 136 horas, divididas em 17 módulos de oito horas cada, sendo uma aula por semana. Para se inscrever é necessário ter no mínimo 17 anos de idade, ensino fundamental completo, ser produtor rural ou pertencer a uma família de produtores rurais. O Senar oferece todo o material didático, além do certificado de conclusão ao final do curso.