Projeto Jogando e Aprendendo é desenvolvido nas Escolas Municipais

Com o objetivo de desenvolver práticas de ensino através dos Jogos de Tabuleiro, a Secretaria de Educação, inseriu na grade curricular de ensino para as turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, das escolas municipais, o Projeto Jogando e Aprendendo, que tem a finalidade de através dos Jogos de Tabuleiro, ensinar de forma lúdica com métodos alternativos e auxiliar no desenvolvimento da socialização, do raciocínio lógico, nos conteúdos escolares e em todo um aspecto global.

Além dos jogos de tabuleiro, o projeto tem como principal função caminhar junto com a escola e contribuir na formação do aluno como cidadão de bem, comprometido em cumprir com seus direitos e deveres na sociedade, com capacidade para conviver em harmonia, contribuindo para tornar a sociedade mais justa. No primeiro bimestre os alunos conheceram o jogo, as regras e produziram o Ludo Gigante.

De acordo com a professora Gabriela Dalla Vecchia, responsável pelo projeto, através da construção do jogo foi possível desenvolver e estimular a autonomia, atenção e concentração de cada aluno, além de contribuir para que a aula se torne mais dinâmica e assim, a aprendizagem se dê de forma mais espontânea. ”O meu principal objetivo em relação ao projeto, é implantar na comunidade escolar a semente do bem e da solidariedade, envolvendo cada vez mais pessoas para que acreditem que é possível construir um mundo melhor,” finaliza Gabriela.