21° Campanha de Vacinação contra a Influenza inicia amanhã
Começa amanhã (10), e segue até o dia 31 de maio, a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2019, que tem como objetivo reduzir complicações, internações e óbitos decorrentes das infecções causadas pelo vírus influenza. O Dia “D” da campanha será no primeiro sábado de maio, dia 4. Neste dia a Unidade de Saúde Central e Unidade da Barra Grande, estarão abertas o dia todo, sem fechar ao meio-dia para atender a população.
Este ano, crianças com idade até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias) também serão vacinadas, conforme orientação do Ministério da Saúde. Em 2018, a vacina foi oferecida somente para crianças com até 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Os grupos prioritários são:
– crianças (6 meses a menores de 6 anos)
– gestantes
– puérperas (até 45 dias após o parto)
– trabalhador da saúde
– professores
– idosos com 60 anos ou mais de idade
– portadores doenças crônicas e condições especiais (doença respiratória crônica, imunossupressão, transplantados, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, diabetes, obesos, portadores de trissomias, doença neurológica crônica, doença hepática crônica).
Outra novidade é que a campanha será dividida em grupos: de 10 a 19 de abril, a vacina será disponibilizada para crianças, gestantes e puérperas. A partir do dia 22 de abril será liberada para todos os demais grupos prioritários. As vacinas estão disponíveis na Unidade de Saúde Central e Unidade da Barra Grande, das 07:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 horas.
De acordo com a enfermeira Geni Bringhenti, o grupo dos idosos é o primeiro que adere a campanha, enquanto, o grupo das crianças é o que tem maior dificuldade para atingir a meta. “É importante que os pais procurem a unidade de saúde antes do início do inverno para evitar a doença, é nesta estação que os casos de gripe aumentam, pois temos a combinação de temperatura baixa e ar seco, o que propicia uma sobrevida maior do vírus”, ressalta Geni.