Após sábado “D” Faxinal dos Guedes imunizou mais de 49% do público alvo contra a gripe

Aconteceu no último sábado (04), o Dia “D” da 21° Campanha de Vacinação contra Influenza, que teve início no dia 10 de abril e segue até o dia 31 deste mês. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 90 % do público alvo, o município imunizou até esta segunda-feira (06), 49,39% da população que faz parte dos grupos prioritários, a porcentagem supera a média nacional que nesta manhã registrou cobertura de 41,86%.

O público alvo da campanha são: Crianças entre 6 meses de vida e menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), Gestantes, Puérperas (até 45 dias após o parto), Indivíduos com 60 anos ou mais de idade, Trabalhadores da saúde, Professores das escolas públicas e privadas, Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Assim como nos anos anteriores, os idosos são os primeiros a procurar as unidades de saúde e realizar a vacina, até o dia de hoje 58,61% estão imunizados, o grupo das crianças é o segundo com maior número 43,61% vacinações. De acordo com o secretário de saúde Flademir Cadore, é importante realizar a vacina logo no início da campanha para quando chegar o forte do inverno a pessoa já estar imunizada previamente. “Quanto mais protegida, menor a chance de receber o vírus e também de o transmitir”, diz Flademir.

As vacinas estão disponíveis nas Unidade de Saúde Central e do Distrito da Barra Grande, das 07:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 horas, de segunda à sexta-feira. Para receber a dose é necessário apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS atualizado.