Prefeitura lança Campanha de incentivo à doação de medula óssea

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde lança nesta quinta-feira (13) até o mês de novembro de 2019, a Campanha de incentivo ao cadastramento para doação de medula óssea. Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 55 anos, ser saudável e não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas. O doador precisa se cadastrar no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). O cadastro é feito no HEMOSC de Chapecó.

Os interessados devem procurar a Unidade de Saúde Central, para fazer o agendamento, a Secretaria de Saúde levará os interessados gratuitamente até o HEMOSC. Para fazer parte do registro nacional de doadores, o voluntário preenche um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue com cinco mililitros para testes. Esses testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.

Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que faz o cruzamento com dados dos pacientes que precisam de transplante. Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para fazer a doação. Vale ressaltar que para o cadastro é realizado apenas a coleta de sangue.

Seja um doador e ajude a salvar vidas!