Projeto de recolhimento de pneus dá destinação adequada a pneus inservíveis

O Projeto de Recolhimento de Pneus, realizado pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil Municipal, recolheu mais de 90 pneus inservíveis no município de Faxinal dos Guedes, na manhã desta sexta-feira (14), a empresa Reciclanip, empresa responsável pela reciclagem do produto, esteve na antiga casa da maravalha para fazer o recolhimento.

Após coletado, o pneu vai para trituração e pode ser reaproveitado de diversas formas, como combustível alternativo para as indústrias de cimento ou para combustível de caldeiras, na fabricação de asfalto ecológico, solados de sapato, em borrachas de vedação, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis. Todas estas destinações são aprovadas pelo IBAMA como destinações ambientalmente adequadas.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Flademir Cadore, a ação é de grande importância para proteger o meio ambiente e a saúde da população, contribuindo para combater a proliferação de mosquitos transmissores da Dengue, Zika vírus e Chikungunya, já que evita o acúmulo de água em pneus usados.