Programa Cidade Empreendedora representa esperança aos empresários de Faxinal dos Guedes

“O Programa Cidade Empreendedora trará oportunidade e esperança aos empresários e para quem deseja realizar o sonho de ser o dono do próprio negócio, além de incentivar inovações tecnológicas para tornar as empresas locais mais competitivas”. A afirmação é do prefeito Gilberto Angelo Lazzari durante o lançamento do Programa e da inauguração da Sala do Empreendedor, nesta sexta-feira (17), em solenidade virtual transmitida de seu gabinete. Participaram da cerimônia adaptada em função da pandemia da covid-19 secretários municipais, servidores públicos e lideranças políticas e empresariais.

Conforme o prefeito, em época de dificuldades econômicas a criatividade é um diferencial e um aliado para fazer acontecer. “Contamos com a parceria do Sebrae/SC e das entidades empresariais locais para que possamos dar uma injeção de ânimo aos empresários. Afinal, o mundo pede inovações e Faxinal dos Guedes está dando um passo à frente na busca de se desenvolver cada dia mais”, ressaltou.

Para o secretário municipal da Fazenda e Administração, Diomar Souza, o programa é inovador e avançado para atender as necessidades do setor empresarial, principalmente neste período de instabilidade econômica. “Acreditamos que a iniciativa será uma facilitadora de quem deseja empreender e resultará na agregação de valor para o município”, comentou.

Segundo o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, pelo empreendedorismo é possível mitigar as desigualdades sociais. “O programa incentiva a compra nas empresas locais e fomenta novos negócios. Santa Catarina, por exemplo, é um Estado empreendedor, mas são raríssimas as empresas que se instalaram já grandes. Por isso, precisamos incentivar o desenvolvimento dos pequenos negócios”, enalteceu.

Empresários rurais

De acordo com o prefeito, mais de 50% da movimentação econômica de Faxinal dos Guedes tem como base a agricultura. “O salto do setor é surpreendente e o que é produzido localmente representa a riqueza do município. Podemos dizer que estamos colhendo os frutos dessa parceria com o Sebrae/SC a exemplo das consultorias tecnológicas na área de apicultura e ovinocultura. Agora, com o Cidade Empreendedora oferecemos oportunidades de conhecimento e de auxílio aos empresários para que nossos filhos e netos tenham emprego e renda e optem por permanecerem aqui”, antecipou.

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, relatou que somadas as duas regionais (com sedes em Chapecó e São Miguel do Oeste) existem projetos com mais de R$ 8 milhões em inovações para o agronegócio. “As propriedades rurais são propulsoras do movimento econômico da maioria dos municípios e com essa parceria poderemos disponibilizar produtos e serviços para estimular o setor”, enalteceu.

Trennepohl relembrou que há 15 anos a produção de um hectare de milho era de 60 sacas, sendo que atualmente passam de 250 na mesma área, resultado do esforço de levar capacitação aos produtores rurais. “Nossa intenção é proporcionar às microempresas dos setores de alimentos, confecção, metalmecânico, moveleiro a aproximação com a inovação e tecnologias para que atinjam o mesmo nível de produtividade do agronegócio”, destacou.

Programa Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora – Basic é uma versão compacta com foco na atuação da aplicação da Lei Complementar Federal 123/06 (Lei Geral da Micro e Pequena Empresa – MPE). Em Faxinal dos Guedes serão desenvolvidas até dezembro deste ano ações com base em dois eixos: compras governamentais (consultorias, acompanhamento das adequações das legislações municipais, fomento da agricultura, plano de compras e capacitação dos servidores municipais do setor) e Sala do Empreendedor (consultorias, apoio e capacitação).

A Sala do Empreendedor, situada junto ao Setor de Tributos, é um espaço de contato direto entre o poder público e os empresários. Oferece auxílio na abertura, alteração e baixa de empresas, além da transmissão direta de informações importantes aos empreendedores e oportunidades que contribuam na construção de um ambiente favorável para os negócios. Os atendentes da Sala do Empreendedor serão os servidores municipais Vayolete Dalla Rosa e André Fracasso.

Fonte: MB Comunicação