Prefeito Gilberto participa de assembleia na AMAI

Prefeitos da região AMAI se reuniram em Assembleia na tarde desta terça-feira (13), para deliberar sobre assuntos regionais. A reunião foi conduzida pelo presidente da AMAI, e prefeito de Faxinal dos Guedes, Gilberto Lazzari.

O gerente da Caixa Econômica Federal de Xanxerê, agência de Xanxerê, Paulo Lorenzetti, fez uso da palavra para apresentar aos prefeitos uma linha de crédito voltada aos hospitais, com menores taxas e condições de pagamento facilitadas. Na sequência foi tratado sobre a evolução dos casos após o retorno às aulas e feriado de Páscoa, quem apresentou o panorama foi o coordenador regional da Defesa Civil em Xanxerê, Luciano Peri.

Segundo Peri, o resultado do feriado está repercutindo na saúde, com o aumento expressivo dos casos. Diante do cenário, foi aprovado em conjunto uma ação regional envolvendo a comunicação para conscientização já prevendo futuras datas comemorativas.

Prefeitos apontaram sobre a realidade em cada município e ações de enfrentamento à COVID-19 que surtiram efeitos positivos. Para ações mais efetivas, a AMAI realizará um levantamento de possíveis ações que podem ser adotadas em caso do aumento expressivo dos números na região.

Peri também alertou sobre o possível aumento dos casos de síndromes gripais que devem se intensificar a partir do mês de maio, seguindo tendencia do ano anterior.

A coordenadora de formação e eventos da AMAI, Fernanda Bertotto trouxe ao conhecimento dos prefeitos as ações da área da educação no retorno às aulas durante a pandemia e apresentou o fluxograma utilizado nos municípios, sob orientação da DIVE. Ainda explanou sobre as mudanças no FUNDEB, com valores de repasses aos municípios e sobre a questão dos kits emergenciais da alimentação escolar. Finalizou falando sobre os procedimentos e aplicação dos recursos do Cofinanciamento Estadual da Assistência Social para 2021.

Na área da saúde, foi deliberado que a AMAI fará contato para agendar uma reunião com a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, para tratar sobre os repasses estaduais aos hospitais.

Por fim, Presidente Lazzari apresentou aos prefeitos a intenção de viabilizar uma usina de asfalto através de consórcio, tema terá sequência nas próximas reuniões.

Fonte: Assessoria AMAI