Faxinal dos Guedes indica áreas prioritárias do Programa Cidade Empreendedora

O município de Faxinal dos Guedes, no oeste catarinense, definiu as estratégias verticais do Programa Cidade Empreendedora, que serão executadas nos próximos dois anos. As áreas são: liderança, comunicação, educação, artesanato e turismo. A iniciativa da Administração Municipal e do Sebrae/SC busca promover um ambiente favorável aos negócios para dinamizar a economia, gerar renda, emprego, arrecadação e produtividade.

De acordo com o prefeito, Gilberto Angelo Lazzari, uma das inovações será o turismo. “Aproveitaremos nossas belezas naturais, áreas de lazer, rede hoteleira, pois queremos gerar emprego, renda e receita a partir dos turistas que comprarem em nosso comércio e usufruírem da prestação de serviços”, explica ao comentar que o objetivo principal do programa é instituir políticas públicas de desenvolvimento econômico e fortalecimento dos pequenos negócios.

Para fomentar o turismo, o município escolheu duas soluções: plano de marketing turístico e desenvolvimento e promoção do setor. A primeira tem como objetivo definir as estratégias e ações de marketing turístico para atrair o público-alvo e atender suas expectativas. O trabalho envolve avaliação da estrutura organizacional do turismo, desafios e oportunidades, tendências, mercado, foco de atuação, estratégias e plano de ações.

No desenvolvimento e na promoção do turismo as consultorias auxiliam na implementação de ações alinhadas ao Plano Nacional de Turismo. O trabalho envolve: sensibilização dos atores, formação e orientação do grupo de trabalho, qualificação da oferta, turismo em números e promoção do destino.

Para ampliar a comunicação do Poder Público com os moradores será realizada oficina de textos e linguagem para redes sociais. A ênfase da capacitação é a redação de textos para melhorar o entendimento e o engajamento, com linguagem clara, orientada e dinâmica.

No incentivo à cultura empreendedora local está prevista oficina projeto de vida, para alunos do 7º, 8º e 9º anos. O objetivo é apresentar a importância da gestão do tempo, por meio do Método GTD (Getting Things Done – fazendo as coisas acontecerem) e da construção de um projeto de vida, utilizando a Metodologia Effectuation.

Os participantes das oficinas criativas de artesanato desenvolverão produtos culturais e souvenirs. As ações estão voltadas à geração de oportunidades de trabalho e renda, o aproveitamento das vocações regionais, a preservação das culturas locais, a formação de uma mentalidade empreendedora para o mercado competitivo e a profissionalização e comercialização dos produtos artesanais. A carga horária das oficinas será de 40 horas.

O programa Cidade Empreendedora também prevê aperfeiçoamento das lideranças locais com ênfase para o desenvolvimento econômico territorial municipal.

Fonte: MB Comunicação