Prefeitura decreta situação de emergência devido à estiagem por mais 180 dias.

O prefeito Gilberto Angelo Lazzari assinou na tarde desta quarta-feira (05), o Decreto 229/2021, declarando situação de emergência em razão da estiagem. A resolução destaca a escassez de chuvas que assolam as comunidades do município para níveis sensivelmente inferiores aos da normal climatológica e a queda intensificada das reservas hídricas.

O Decreto também é embasado no Boletim Hidrometeorológico Integrado da Defesa Civil de Santa Catarina, que apresenta que quase não houve registro de precipitação na região, com a anomalia chegando a valores entre 140 mm e 160 mm em pontos do Oeste. A precipitação registrada foi observada em um curto período de tempo, variando de 16 a 21 dias sem chuva no Oeste. Tal situação, implica diretamente na carência de água para consumo humano e animal e na considerável perda da produção agrícola e pecuária.

O decreto já está em vigor, e estará vigente pelo prazo máximo de 180 dias. Para acessá-lo na íntegra em anexo: