Consultorias de marketing digital auxiliam empresas de Faxinal dos Guedes

A Sala do Empreendedor de Faxinal dos Guedes, no oeste catarinense, disponibilizou nestes últimos dois meses 24 horas de consultorias gratuitas na área de marketing digital. O objetivo foi auxiliar os empresários locais a implantarem estratégias para divulgar seus produtos e para estarem mais próximos dos seus clientes. Essa prestação de serviço faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

Para o secretário de Fazenda e Administração, Diomar de Souza, o marketing digital é uma estratégia fundamental para auxiliar os negócios locais em suas vendas, para fortalecer o posicionamento de marca e para manter o relacionamento com os clientes. “Em virtude do momento atual e das condições impostas pela pandemia os empresários precisam de alternativas para divulgar seus produtos e serviços, porque reduziu o número de pessoas vindo às lojas e o fluxo de consumidores nas ruas”, comenta.

Segundo Souza, por Faxinal dos Guedes ser uma cidade pequena muitos empresários tinham o costume de atrair seus clientes para os estabelecimentos. “Com a pandemia o momento é de se reinventar, de aprender e de colocar em prática tudo o que for auxiliar na área de vendas. Todos nós precisamos nos modernizar e aprender novas ferramentas para mantermos nossos negócios ativos”, argumenta.

A consultora credenciada ao Sebrae/SC, Lizane Lauermann, explica que para muitos negócios falta conhecimento sobre o uso das mídias digitais de forma estratégica, em especial, para as redes sociais como Instagram e Facebook. Outro desafio é a falta de tempo para gerar conteúdo com qualidade e constância. “A consultoria realiza um diagnóstico individual em cada empresa, analisando os erros e acertos dos canais de comunicação. Na oportunidade são sugeridas melhorias nas mídias para que o posicionamento da marca de cada negócio seja maior e melhor, e consequentemente, para que as vendas aconteçam”, afirma.

Em Faxinal foram atendidas 12 empresas. Para a proprietária da Renner Calçados, Marina Magro, no cenário econômico atual toda informação sobre transformação digital é importante para contribuir com as vendas. “Praticávamos algumas ações nas redes sociais, mas a consultoria veio para colaborar e facilitar no dia a dia. A produção de conteúdo não é uma tarefa simples, requer estratégia, forma de execução e publicação no horário adequado”, argumenta. Marina relembra que intensificou as ações nas redes sociais há um ano e meio, porém usava mais como meio de divulgação da empresa e agora alterou essa atuação para efetivar a venda.

Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor, situada no térreo do prédio da Prefeitura, é um espaço de contato direto e permanente entre empresários e o Poder Público. A iniciativa disponibiliza desde auxílio burocrático até agendas estratégicas para o desenvolvimento do munícipio. Também no local, o empresário tem acesso a oportunidades de capacitação e consultorias gratuitas sobre os mais variados aspectos que envolvem a gestão dos negócios.

O horário de atendimento da Sala do Empreendedor de Faxinal dos Guedes é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas. Mais informações pelo telefone (49) 3436-4326 com o agente local de desenvolvimento André Fracasso.

Fonte: MB Comunicação