Outubro Rosa: Secretaria de Saúde divulga programação especial para a saúde da mulher

Sensibilizar a população feminina para a prevenção do câncer de mama e de colo do útero, esse é o objetivo do Outubro Rosa. Em alusão à campanha que acontece em todo país, a Secretaria Municipal de Saúde realiza nos dias 16, na Unidade do Distrito da Barra Grande e 23 na Unidade de Saúde Central, dias “D” da prevenção com uma programação especial voltada para a saúde da mulher.

Com o tema “Prevenir é uma das melhores formas de lutar”, a programação realizará exames de colesterol, triglicerídeos, hepatite, sífilis, HIV, glicemia, mamografia, coleta de exame preventivo, encaminhamento para exames laboratoriais, orientação nutricional com degustação, aulão de ginástica e distribuição de brindes.

Para o secretário de saúde, Flademir Cadore o mês de outubro é importante para chamar atenção das mulheres quanto aos cuidados com a saúde, fortalecendo a prevenção contra qualquer doença. “Durante o ano todo são realizadas centenas de exames preventivos e mamografias, porém com a campanha, as ações são intensificadas destacando a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer”.

Câncer de mama – Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no País, com taxa de mortalidade ajustada (que mede os riscos em termos percentuais) por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23 por 100 mil habitantes. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.