Gestores da Secretaria de Educação participam de formação na AMAI

Aconteceu na última quarta-feira (28), na Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), uma formação sobre os Sistemas de Educação, ministrada pela técnica de Xanxerê, Salete Brizola de Jesus. Participaram do encontro, o secretário de educação Altair Rodrigues, a diretora Daiane Silva e a professora Leonice Zanetti.

Foram abordadas informações sobre os sistemas governamentais, com foco no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), sistema utilizado por todas as secretarias municipais de educação que precisam solicitar convênios com o Governo Federal.

“A cada quatro anos o sistema abre para cadastramento de demandas, e tem um programa dentro do sistema chamado Plano de Ações Articuladas (PAR), que faz o vínculo entre o FNDE, Ministério da Educação e municípios. Então toda demanda do município, seja construção, ampliação, reforma, aquisição de material escolar, mobiliários, aparelhos, tudo o que o município precisa, faz o cadastramento que é encaminhado ao Ministério, que analisa e libera conforme as demandas solicitadas”, explica Salete.

Foram abordados ainda, sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que destina recursos do Governo Federal diretamente as escolas públicas e é gerenciado pelas APP das escolas, reforçando a importância da prestação de contas anual dos recursos. Plano Nacional de Educação (PNE), do Governo Federal, também ligado ao SIMEC, que trata sobre os Planos Nacionais e Municipais de Educação, estes que estão vigentes até 2025 e possui 20 metas e estratégias a serem cumpridas.

Ao final também foi apresentado o Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (SETE) que vai ser implantado em todo Brasil ainda este ano para gerenciar todo processo do transporte escolar no município, trazendo um diagnóstico preciso da frota, rota, veículos. Um sistema que vem agregar para organização do transporte escolar.

Fonte: AMAI