Campanha de Vacinação contra a Gripe 2022 começa na próxima segunda-feira.

Duas importantes Campanhas de Vacinação serão realizadas simultaneamente, entre os dias 4 de abril e 3 de junho: a Campanha de Vacinação contra a gripe, que será destinada à população dos grupos prioritários e contra o sarampo, para crianças e trabalhadores da saúde. O dia D, de mobilização nacional, para ambas, será em 30 de abril.

A vacina distribuída este ano pelo Ministério da Saúde (MS) será a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan. As cepas que compõe a vacina que será aplicada em 2022 levaram em consideração os dados da circulação dos vírus e a recomendação da Organização Mundial de Saúde para a composição do imunobiológico. Desta forma, a vacina será composta pelas cepas da influenza A (H3N2) Darwin; influenza A (H1N1); e influenza B.

Em Faxinal dos Guedes, um novo espaço de vacinação foi destinado para evitar aglomeração, a partir de segunda-feira (04), as Campanhas da Gripe, Sarampo e Covid-19, serão realizadas no Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e no Distrito da Barra Grande.

 

Confira o cronograma:

Primeira etapa: de 04/04 a 02/05

Idosos com 60 anos ou mais;

Trabalhadores da saúde.

 

Segunda etapa: de 03/05 a 03/06

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);

Gestantes e puérperas;

Povos indígenas;

Professores;

Comorbidades;

Pessoas com deficiência permanente;

Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

Trabalhadores portuários;

Funcionários do sistema prisional;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

População privada de liberdade.

 

Proteção contra o sarampo

O Ministério da Saúde reforça também a importância da vacinação contra o sarampo. Para evitar surtos da doença, a campanha de vacinação em 2022 será focada em crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e trabalhadores da saúde.