Secretaria de Saúde reforça cuidados contra o Aedes Aegypti durante o feriado

Em clima de conscientização e prevenção, a Secretaria de Saúde de Faxinal dos Guedes, por meio da Vigilância Epidemiológica, compartilha orientações essenciais para um feriado mais seguro. Neste momento de homenagem e visita aos entes queridos, a saúde coletiva também precisa ser lembrada – especialmente no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças.

A secretária de saúde, Daiane Marocco, destacou a importância de seguir algumas medidas simples para evitar a proliferação do mosquito.

“Sabemos que o feriado de Finados é uma ocasião especial, e para que esse momento seja seguro para todos, é essencial que todos façam a sua parte. O Aedes aegypti se prolifera em locais onde há água parada, e esses locais podem surgir até mesmo em vasos de flores, suportes de velas e recipientes com água que são deixados nos cemitérios,” enfatiza Daia.

Ela explica que adotar medidas como o uso de vasos furados, sem pratos e preferir plantas que retenham pouca ou nenhuma água pode fazer a diferença. “Se todos colaborarem evitando deixar recipientes que acumulem água e realizando o descarte correto do lixo, teremos um ambiente mais seguro e protegido,” completa a secretária.

Dicas para um ambiente seguro:

  1. Prefira flores plantadas em terra ou areia: evite deixar vasos com água, que podem se tornar foco de proliferação do mosquito.
  2. Descarte de embalagens e lixo: retire todas as embalagens e evite deixar lixo exposto.
  3. Utilize vasos furados e sem pratos: estes impedem o acúmulo de água, evitando possíveis focos do Aedes aegypti.
  4. Opte por plantas que não acumulam água: Isso ajuda a diminuir os locais onde o mosquito poderia se reproduzir.
  5. Evite suportes de velas com água: até mesmo pequenos recipientes podem se tornar um ambiente favorável ao mosquito.