Mostra de trabalhos encerra Projeto Acolher da Escola Integral Marilene Terezinha Migliorini

Com o objetivo de fortalecer os laços entre famílias, educadores e alunos, a Escola Integral Marilene Terezinha Migliorini realizou nos últimos seis meses o Projeto Acolher em parceria com o CRAS do município e ministrado pela pedagoga Roseli Malacarne Santander. O projeto contou com encontros semanais com os alunos durante o horário escolar e encontros mensais no período noturno com a presença das famílias.

Nos encontros semanais foram realizadas oficinas em forma de rodas de conversa, abordando assuntos relacionados à resolução de conflitos e construção de uma cultura de não-violência, além da formação de duas turmas de alunos para o desenvolvimento de oficinas socioeducativas.

Os encontros mensais com as famílias, foram chamados carinhosamente de “Noite do Filó”, onde também eram abordados temas envolvendo principalmente o relacionamento entre pais e filhos, em forma de rodas de conversa com o compartilhamento de um lanche ao final, valorizando as memórias afetivas, que este tipo de encontro remete.

Para finalizar o projeto, a Escola realizou no último dia 27 de setembro, a Mostra de trabalhos realizados pelos alunos e educadores, com o objetivo de apresentar os trabalhos e práticas realizados durante este período, além de confraternizar e realizar a troca dos valores levantados em Moeda Social pelas famílias, por trabalhos manuais expostos na Feira.

De acordo com a pedagoga Roseli, o projeto foi um sucesso por que contou com a participação conjunta da comunidade escolar, famílias, alunos e profissionais do CRAS. “Somente com essa parceria foi possível desenvolver a capacidade e habilidades de cada aluno de forma segura, buscando alternativas e soluções para a resolução de seus problemas focando numa cultura de paz”, finalizou a pedagoga.