Associação Faxinalense de Apicultores e Meliponicultores conquista certificação para venda de mel

A Associação Faxinalense de Apicultores e Meliponicultores (AFAM) anunciou, nesta quarta-feira, dia 05, a obtenção da certificação que permitirá a comercialização, em locais públicos, do mel produzido pelas abelhas nativas. A conquista é resultado do trabalho conjunto de criadores e técnicos, com o apoio da Prefeitura de Faxinal dos Guedes por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Sebrae.

De acordo com o Prefeito Gilberto Lazzari, com essa conquista, o municipio só tem a avançar, tendo em vista que o mel produzido pelos apicultores faxinalenses poderá ser comercializado em todo o Brasil.

“Nós começamos com esse trabalho ainda em 2017, onde buscamos, por meio do Sebrae o apoio aos nossos produtores de mel. Depois disso a produção aumentou e agora garantimos essa conquista, cientes de que o mel produzido aqui poderá ser vendido em todo o País”, disse.

Conforme o Presidente da AFAM, Victor Antonio de Castro isso foi possível porque os apicultores ouviram e aplicaram as orientações para adequações nas propriedades, além de realizar os investimentos necessários.

“Vamos ter mais segurança, é um processo feito com todos os cuidados necessários, isso nos permite comercializar o nosso mel em Faxinal dos Guedes e em toda a região. Sem dúvidas é uma grande conquista”, conclui.