Faxinal dos Guedes é um dos únicos municípios do Oeste de SC que não tem casos positivos da dengue

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), divulgou o resultado do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) realizado no mês de março pelos municípios considerados infestados pelo Aedes aegypti. A boa notícia é que Faxinal dos Guedes aparece na lista de baixo risco para contaminação e não possui nenhum caso positivo da doença. São registrados apenas seis focos.

Conforme o Secretário de Saúde, Flademir Cadore, as ações preventivas realizadas em 2022 foram fundamentais para evitar a proliferação do mosquito.

“Nós realizamos a entrega de materiais para proteção e vedação de cisternas e outros depósitos de água da chuva. Os itens foram disponibilizados em 2022 e início de 2023. Isso foi fundamental para evitar a proliferação do mosquito. Além disso, os agentes de combate a endemias realizam tratamento dos locais infestados e seguem com o programa de vigilância ao vetor da dengue passado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE)”, diz.

Ainda conforme o Secretário, o apoio da população também é fundamental.

“A população também está colaborando com o combate à dengue, mantendo seus quintais e terrenos limpos e livres de água parada e é importante que a população continue atenta e colaborando”, salienta.

Levantamento de Índice Rápido

A atividade do LIRAa foi realizada por 138 municípios, sendo que destes, 41 (29,7%) apresentaram alto risco para a transmissão de dengue, chikungunya e zika, 53 (38,4%) apresentaram médio risco e 44 (31,9%) baixo risco. Destaca-se que, dos municípios com alto risco, 11 estão localizados na região de saúde Oeste, 09 no Extremo Oeste, 06 na Foz do Rio Itajaí, 06 em Xanxerê, 04 no Alto Uruguai Catarinense, 02 no Médio Vale do Itajaí, 01 na Grande Florianópolis, 01 no Extremo Sul Catarinense, e 01 no Nordeste.