Informação e Medida preventiva contra ataques cibernéticos

Em meio aos  relatos de ataques cibernéticos em todo mundo, ao longo desta sexta-feira, 12, os quais também atingiram o Brasil, relatamos que os servidores da Prefeitura Municipal de Faxinal dos Guedes, SC, também tiveram suspeitas de tentativas de invasão devido ao desligamento automático dos servidores, como medida preventiva de segurança. 

A primeira suspeita de tentativa foi no início da manhã e a segunda próxima ao meio dia. Ambas foram, felizmente,  frustradas. Passamos algumas  orientações para servidores mas não foi necessario desligar os computadores e desconectar todos os dispositivos da rede corporativa e no decorrer do dia tudo se manteve operando normalmente.

Segundo informações de especialistas, o vírus se instala em uma brecha do windows, a qual teve sua útima atualização em 2013. Todos os backups e dados da prefeitura estão salvos com segurança como diariamente ocorre.

No fim da tarde, responsáveis pela Tecnologia de Informação (TI) da prefeitura, preferiram, como medida preventiva de segurança, desligar os servidores e acessos remotos ao banco de dados dos sistemas integrados na prefeitura, durante o fim de semana. Serão religados novamente nesta segunda feira após ás 8 horas. Neste período, certamente, todas as medidas extras de segurança já estarão disponíveis, por empresas e soluções especializadas em segurança de rede, considerando o grau e amplitude da invasão que ocorreu no mundo todo.  

Orientamos a população e usuários do sistema, além de funcionários públicos a terem  paciência e compreensão. Sugerimos que todos posterguem as ações que eventualmente poderiam ter programado, utilizando os sistemas vinculados a prefeitura. 

Semana que vem todos os sistemas certamente irão continuar operando normalmente, como de praxe. Agradecemos a compreensão de todos.