Faxinal dos Guedes busca ativar cadastro junto ao Ministério do Turismo via IGR Grande Oeste

Representantes de Faxinal dos Guedes e região participaram do 1º workshop de Planejamento Estratégico das Instâncias de Governança de Turismo (IGRs) de Santa Catarina, a qual Faxinal dos Guedes se enquadra na Região Turística Grande Oeste, embora o município ainda não esteja listado e caracterizado no Ministério do Turismo, não possibilitando uma série de benefícios a economia local.

No encontro, foi definida a visão de cada uma das 12 regiões turísticas de Santa Catarina bem como foi concluída a análise de pontos fortes, pontos fracos, vulnerabilidades e oportunidades. Também foi iniciado o processo de elaboração dos objetivos estratégicos de cada região.

A Política Nacional de Turismo apresenta as orientações estratégicas para o desenvolvimento da atividade no Brasil para os próximos anos. Resulta do esforço integrado do governo federal, envolvendo a iniciativa privada e o terceiro setor, por meio do Conselho Nacional de Turismo, sob a coordenação do Ministério do Turismo.

Destaca-se no plano, no âmbito da gestão, as diretrizes que devem nortear o desenvolvimento do turismo brasileiro, como a participação e diálogo com a sociedade; a geração de oportunidades de emprego e empreendedorismo; o incentivo à inovação e ao conhecimento; e a regionalização como abordagem territorial e institucional para o planejamento de cada localidade.  Ele define as contribuições do setor para o desenvolvimento econômico, social e a erradicação da pobreza, considerando que em Santa Catarina, com um grandioso potencial, apenas cerca de 13% do PIB vem da indústria do turismo.

Os representantes das regiões turísticas de Santa Catarina tiveram a oportunidade de olhar para sua realidade e pensar objetivamente os caminhos para o desenvolvimento turístico de sua região, definindo prioridades. “A intenção é que este trabalho seja levado aos demais atores do turismo de cada cidade para que o resultado do planejamento seja aperfeiçoado e que as ações sejam colocadas em prática”, explica o diretor de Políticas Integradas do Lazer, Carlos Cappelini. Na avaliação do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, a realização do evento foi muito importante para a profissionalização do setor. “Se queremos um estado preparado para o turismo, temos que capacitar toda a cadeia produtiva, passando pelos setores público e privado”, enfatizou.

A Administração Municipal de Faxinal dos Guedes busca incentivar políticas públicas que incentivem a setor privado a gerar emprego e renda. Estamos abertos a maiores detalhes e informações de empresários e empreendedores que tenham interesse em participar do conselho municipal de turismo de Faxinal dos Guedes. Interessados favor preencherem o formulário deste link.