Município adere ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)

O município de Faxinal dos Guedes através da Secretaria de Educação, aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Um coordenador local e formadores estão fazendo o treinamento sobre o programa na Escola Santa Terezinha.

 O programa é um compromisso formal entre a União e os estados e municípios para assegurar que as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao concluírem o terceiro ano do ensino fundamental e tem por objetivo garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em língua portuguesa e matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental, além reduzir a distorção idade-série na Educação Básica, melhorar o Índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores.

O foco das ações do Pacto serão os estudantes da pré-escola e do ensino fundamental, cabendo aos professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e gestores públicos uma responsabilidade compartilhada no alcance do direito da criança de escrever, ler com fluência e dominar os fundamentos da matemática no nível recomendável para cada idade.