Hidroponia muda a realidade de produtor de Faxinal dos Guedes

A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da plantas. O produtor Fabio Junior Fiorin que havia abandonado a agricultura durante nove anos, descobriu a técnica através de um vídeo postado nas redes sociais o que despertou o seu interesse em iniciar uma pesquisa sobre o assunto.

Durante seis meses ele leu sobre a hidroponia até resolver investir na produção das hortaliças folhosas. Nos fundos de sua casa localizada no centro do município ele construiu uma estufa laboratório onde iniciou os testes durante um período, ele conta que chegou a jogar até mil pés de alface no lixo até aprender corretamente a técnica.

Há quatro meses com o auxilio da Secretaria de Agricultura na terraplanagem do solo, o produtor construiu uma segunda estufa na comunidade de São José das Tábuas que produz em média três mil pés de salada por mês, abastecendo 80% dos mercados do município.

Para o Secretário de Agricultura André Kilpp de Figueiredo a intenção da secretaria é dar suporte e auxiliar os agricultores a empreenderem em suas propriedades, estimulando-os a continuar morando no meio rural, produzindo e preservando o meio ambiente através de opções sustentáveis.

Hoje a renda mensal do Fabio vem da produção da hidroponia, segundo ele o conhecimento adquirido através das pesquisas foram fundamentais para o sucesso do seu negócio.