Após Força Tarefa focos do mosquito da dengue diminuiu no município

A secretaria municipal de saúde, através da vigilância epidemiológica, informou nesta segunda-feira (07), que depois de muito trabalho envolvendo o poder público municipal, a Defesa Civil, Vigilância Epidemiológica Regional, Léo Clube, Corpo de Bombeiros e a sociedade civil, durante a Força Tarefa realizada no ano passado, começam aparecer os resultados do controle do mosquito da dengue.

Durante a operação, foram coletadas mais de quarenta amostras, somente em três foram encontrados focos do mosquito. A Força Tarefa fez uma varredura na busca por possíveis criadouros do mosquito da dengue em casas e terrenos, encontrou muitas irregularidades e também resolveu diversos problemas no centro e bairros que apresentavam focos do mosquito.

Segundo o secretário de saúde, Flademir Cadore, a ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. “A regra básica é não deixar a água parada em qualquer tipo de recipiente. Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore”, ressaltou Flademir.