Amanhã tem Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a gripe

Neste sábado (12), acontece o Dia “D” da campanha de vacinação contra a influenza em todo o país, no município de Faxinal dos Guedes acontece na Unidade Central de Saúde e a Unidade Básica de Saúde da Barra Grande que permanecerão abertas no horário das 08:00 às 17:00 horas, sem fechar ao meio-dia.

A vacina não costuma ter reações. Em poucos casos, a pessoa pode sentir uma pequena alergia na pele, no local da aplicação. Além disso, há quem pense que o imunizante provoca gripe, o que não acontece, uma vez que o vírus inativado não tem risco de contaminação.

O sistema imune demora, pelo menos, alguns dias para contrapor a influenza. Nesse tempo, ainda há o risco de contaminação do vírus. Ademais, a eficácia da vacina contra o influenza chega ao máximo em 70%, isto é, há poucos casos em que ela não surte efeito. Mesmo assim, é importante porque ajuda a evitar muitas das complicações pós-gripe, como a pneumonia.

A campanha segue até o dia 01 de junho. O público alvo são crianças de 06 meses a 04 anos 11 meses e 29 dias, trabalhadores da saúde, gestantes (qualquer idade gestacional), puérperas, professores e idosos de 60 anos ou mais. Para ser vacinado é necessário apresentar a caderneta ou cartão de vacina, documento de identidade e CPF e cartão do SUS.