Quarenta e um pacientes serão atendidos em mutirão de cirurgias de catarata

Na próxima terça-feira (30), a secretaria municipal de saúde através de um convênio com o estado de Santa Catarina, atenderá quarenta e um munícipes com indicação cirúrgica para a retirada de catarata. As cirurgias acontecerão no Hospital da Fundação, no município de São Lourenço do Oeste. Os pacientes agendados se encontram na lista de espera do Sistema SISREG (Sistema Nacional de Regulação).

O prefeito Gilberto Angelo Lazzari ressalta que a iniciativa beneficia diretamente a população idosa, devolvendo-lhes a visão devido à perda ocasionada pela doença. “Nossa administração tem como missão melhorar a qualidade da saúde pública de Faxinal dos Guedes e com muito trabalho estamos conseguindo,” destacou Gilberto

De acordo com o secretário de saúde Flademir Cadore, com este mutirão será possível zerar a fila dos pacientes cadastrados no SISREG, o Sistema de Regulação do município. “Nossa intenção é atender a população de forma eficiente, reduzindo ou zerando as filas de espera, sejam elas de cirurgias, exames ou consultas especializadas,” ressaltou Flademir.

Catarata

A catarata atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. Estima-se que no mundo cerca de 160 milhões de pessoas tenham esta doença, considerada a maior causa de cegueira evitável.

A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. O que leva à doença, além do envelhecimento, é o paciente ter diabetes, glaucoma e histórico familiar com a enfermidade. A cirurgia consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada de lente intraocular.