Secretaria de Saúde promove mês de conscientização ao Novembro Azul

Com o objetivo de conscientizar a população e aproximar os homens das Unidades de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, realizará neste mês de novembro diversas ações que buscam estimular o autocuidado da população masculina, adoção de hábitos saudáveis, além da importância do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata e outras doenças comuns em homens.

O Novembro Azul veio com a ideia quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque. Assim, as campanhas vêm justamente para quebrar esse preconceito e mostrar que elas são necessárias. O câncer de próstata é o tipo de câncer mais incidente em homens. A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, à frente do reto. Ela produz até 70% do sêmen, sendo indispensável para a fertilidade.

No mundo, este é o sexto tipo de câncer mais frequente, e o segundo mais mortal entre os homens. Estima-se que 1 a cada 6 homens irão sofrer com o problema. A cada 7,6 minutos, um caso é diagnosticado e, a cada 40 minutos, há um óbito por câncer de próstata. A maioria dos casos ocorre em homens com mais de 65 anos de idade, por isso os exames preventivos devem ser iniciados por volta dos 45 anos, especialmente quando há fatores de risco como pertencer à raça negra e ter histórico familiar de câncer de próstata.

No entanto, uma grande parte dos tumores crescem de maneira tão lenta que levam cerca de 15 anos para atingir 1cm³. Assim, muitos homens não têm nem mesmo sinais da doença durante a vida. Vale lembrar que, nas fases iniciais, o câncer de próstata não causa sintomas.

De fato, 95% dos casos de câncer de próstata já estão em um estágio muito avançado quando seus primeiros sinais aparecem. Para o secretário de saúde Flademir Cadore, a campanha de conscientização é importante para que os homens entendam a necessidade de sempre estarem indo ao médico e aos serviços de saúde, para saber como está a saúde, fazer exames e receber orientações.