Secretaria de Agricultura e Epagri entregam kit apicultura para produtores do município.

A secretaria de agricultura e Epagri, iniciaram nesta semana a entrega do kit apicultura para quatro produtores que participaram da capacitação de Manejo de Colméia, realizadas neste ano, que teve como objetivo com o objetivo ensinar os produtores no manejo de colmeias de acordo com as normas técnicas, visando a melhoria do sistema de qualidade da produção apícola no município.

 O programa Kit Apicultura faz parte do Programa Terra Boa do Governo do Estado, que disponibiliza cerca de 30 itens entre equipamentos para manejo, manuseio e manutenção das abelhas, tais como caixas, cera, macacão entre outros itens que são utilizados na produção do mel. A Epagri de município, ainda possui cotas a disposição, caso algum produtor tenha interesse em adquirir.

As famílias têm direito pelo programa de adquirir um kit subsidiado no valor de até R$ 2,4 mil. O material é financiado em dois anos sem juros, a primeira parcela de 50% do valor para 31 de agosto de 2019 e, o restante, para 31 de agosto de 2020, com benefício de desconto de 60% no valor da segunda parcela, se adiantado pagamento para 2019.

Segundo o engenheiro agrônomo da Epagri Maico Pergher, o município tem um potencial apícola elevado por ter um florada e clima favoráveis para a produção do mel. “A apicultura tem se tornado cada vez mais uma boa fonte de renda extra nas propriedades, além de ter um baixo custo o retorno financeiro é rápido,” salientou Maico.