Secretaria de Saúde alerta: no verão o cuidado com a Dengue deve ser intensificado

A dengue é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o qual se desenvolve em áreas tropicais. Por isso, é comum que as epidemias de dengue ocorram no verão ou após períodos chuvosos. Caixas d’água, latas, pneus, cacos de vidro, vasos de plantas, e qualquer lugar onde possa se acumular água pode ajudar a proliferação do mosquito transmissor.

Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam de três a catorze dias com febre alta, dor de cabeça, fraqueza, dores musculares, enjoo e vômitos. O tratamento é sintomático, sendo a ingestão de líquidos importante na recuperação. O paciente deve se manter em repouso, beber muito líquido, e só utilizar medicamentos prescritos por médicos para aliviar as dores e a febre. É comum que ocorra durante alguns dias uma sensação de cansaço, que geralmente desaparece completamente com o tempo.

O combate à doença é principalmente a prevenção, evitando que os locais se tornem criadouros de larvas. É necessário evitar que objetos no jardim ou expostos ao ar livre se tornem recipientes de água. Não adianta apenas trocar a água, pois os ovos do mosquito ficam fixados nas paredes dos recipientes.