Força Tarefa contra a Dengue chega ao seu quarto dia

A Força Tarefa contra a Dengue está no seu quarto e penúltimo dia de trabalho que teve início na manhã de segunda-feira (10), e termina amanhã (14), durante toda esta semana, equipes estão vistoriando todas as residências do centro e bairros com o objetivo de identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, orientar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o acúmulo de água parada e sobre a forma correta de eliminar os lixos e entulhos.

A ação da secretaria municipal de saúde com o apoio da secretária de obras e serviços urbanos, Defesa Civil Estadual, da Vigilância Epidemiológica Regional, Léo Clube e Lions Clube, tem caráter preventivo para evitar o aumento dos focos e a proliferação do mosquito no município. O trabalho teve início no Centro e nos bairros São José, São Cristóvão e Rosa. Neste quarto dia as equipes estão visitando novamente os imóveis que estavam fechados nos dias anteriores, enquanto outra equipe iniciou o trabalho no Bairro João José Gehlen.

Um dos maiores problemas identificados durante a força tarefa, é o acúmulo de lixo e a quantidade de entulhos depositados irregularmente pela população, a secretaria de obras e serviços urbanos, continuará o trabalho na próxima semana, afim de deixar a cidade limpa e dar o destino correto aos mesmos.

Segundo Angela Cenzi, da regional de saúde de Xanxerê, é importante a conscientização das pessoas para evitar água parada, olhar as calhas e caixas d’água, bebedouros de animais, e depósitos que possam acumular água. “A Força Tarefa se fez necessária para diminuir os focos ou até mesmo evitar uma infestação do mosquito no município, mas principalmente evitar a transmissão de qualquer uma das doenças que o mosquito transmite, dengue, chikungunya ou zika”, ressaltou Angela.