Prefeitura define regras para a coleta de entulho na cidade

A prefeitura do município, através da Secretaria de Infraestrutura e Departamento de Obras e Serviços Urbanos, elaborou para o ano de 2019 um cronograma de recolhimento de entulho no centro e bairros. O serviço será executado pela secretaria como de costume até o final do mês de janeiro, quando passará a valer a determinação da Lei Complementar 020/2013, que prevê a cobrança da taxa para a coleta de entulho.

O trabalho funcionará da seguinte forma: durante o mês de janeiro será divulgado um calendário de recolhimento, que acontecerá de 10 em 10 dias e atenderá o centro e os bairros. O cidadão que necessitar do recolhimento fora do calendário poderá recolher a taxa extra junto a prefeitura para que seja realizado o trabalho, já o cidadão que desrespeitar o calendário sem recolher a taxa, poderá sofrer penalidades, como multa, prevista na Lei.

A ação visa conscientizar os moradores para que cumpram também o seu dever para manter a cidade limpa e evitar o acúmulo de entulho, que pode contribuir para criadouros de insetos, como o a Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, Zika e Chikungunya e provoquem o entupimento de bueiros e das galerias de águas pluviais, além de deixar a cidade com aspecto de suja.

De acordo com o prefeito Gilberto Angelo Lazzari, através deste calendário de recolhimento o serviço será otimizado, a cidade ficará mais limpa e organizada e o caminhão poderá atender outras necessidades da população. “Muitas vezes a equipe acabava de recolher o entulho em uma rua e outro cidadão da mesma rua colocava, no mesmo dia, sujando novamente e a prefeitura tendo que realizar duas vezes o trabalho,” enfatiza Gilberto.