Curso de Inseminação Artificial em Bovinos inicia na próxima segunda-feira

O Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura em parceria com o Senar, inicia na próxima semana o Programa de Inseminação Artificial em bovinos, os cursos são gratuitos e tem como público alvo os produtores de bovinos do município, com o objetivo de melhorar a qualidade genética do rebanho e aumentar a produtividade. Todos os participantes recebem certificados de conclusão do curso.

As aulas acontecerão na Clínica Campestre, no município de Xanxerê. O curso tem duração de 32 horas (4 dias, de segunda à quinta-feira) teoria até terça ao meio dia, depois atividade prática, horário das 8:30 às 12:00 e 13:30 às 17:00 horas. De maio até novembro, serão dois cursos por mês. Para participar é necessário ter no mínimo 18 anos, os interessados devem procurar o Rodrigo na Secretaria de Agricultura ou pelo telefone 3436-1041.

De acordo com o Secretário de Agricultura, André Kilpp de Figueiredo, a inseminação artificial é uma das tecnologias de ponta aplicadas para melhorar a genética dos rebanhos bovinos no município. “Com a inseminação artificial, o criador tem a certeza de que os novas bezerras e futuras vacas serão melhores geneticamente e vão produzir mais leite, aumentando o faturamento da família, essa iniciativa dá a oportunidade aos pequenos produtores da formação técnica necessária para realizar o procedimento”, ressaltou André.