Programa Terra Boa Calcário está disponível para agricultores de Faxinal dos Guedes

A Secretaria Municipal da Agricultura e a EPAGRI informam que está aberto o Programa “Terra Boa Calcário”, com o objetivo de subvencionar a aquisição de calcário, a fim de melhorar a fertilidade do solo e buscar a melhor produtividade de grãos como milho, soja e pastagens. A previsão para 2019 é atender mais de 90 produtores, a cota de calcário por produtor é de 15 toneladas.

O programa de troca-troca de calcário é do governo do estado de Santa Catarina e a prefeitura disponibiliza o transporte até as propriedades sem custo aos produtores rurais. Podem acessar o programa agricultores que possuem o DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e ter a comprovação da necessidade de calcário em sua lavoura por meio da análise de solo realizado nos últimos dois anos.

De acordo com o agente de extensão rural da Epagri, Maico Pergher, a recomendação com relação ao tipo de calcário a ser utilizado é feito a partir da interpretação da análise do solo. Por isso uma boa amostragem do solo é passo fundamental para a recomendação correta do tipo e dosagem.

Para maiores informações, os produtores interessados devem procurar a Epagri, na Secretaria de Agricultura ou pelo telefone 3436-1041.