Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo inicia nesta segunda-feira.

A segunda-feira (07), marca o início da campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2019, neste ano, a campanha será dividida em duas fases: uma para crianças e outra para adultos jovens. As vacinas estarão disponíveis nas Unidade de Saúde da Barra Grande e Central. No período entre 07 e 25 de outubro, o objetivo é imunizar crianças não vacinadas de 6 meses a menores de 5 anos de idade (04 anos, 11 meses e 29 dias).

Além disso, haverá um Dia D em 19 de outubro. A segunda etapa da Campanha, inicia no dia 18 de novembro até o dia 30, será a vez dos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos. Nesta etapa, o Dia D acontecerá no 30 de novembro, data final da campanha. De acordo com a Secretaria de Saúde, a priorização destes grupos se deve a elevada incidência da doença nestas faixas etárias, nos surtos registrados em 2019.

As crianças apresentam maior risco de desenvolver complicações como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos por sarampo. É importante ressaltar também, que tanto a vacina tríplice viral como a tetravalente (que evita também a catapora) são aplicadas na rede pública o ano todo em pessoas de até 49 anos, dentro ou fora de surtos.