Professores participam de capacitação sobre o Programa Defesa Civil na Escola

Aconteceu nesta quarta-feira (05), no Centro de Cultura e Eventos, o primeiro encontro da capacitação referente ao Projeto Defesa Civil na Escola, que será implementado nas escolas durante este ano de 2020. O segundo acontece no dia 13 de março. O projeto da Defesa Civil é uma parceria entre Coordenadoria Regional de Educação e as Secretarias Municipais de Educação.

O programa é um instrumento de ação para a redução da vulnerabilidade, tanto de cenários, quanto de sujeitos, com foco na minimização de danos através de estudos básicos sobre proteção e defesa civil, cidadania, meio ambiente e segurança global, criando assim, desde cedo, uma cultura de prevenção, inserindo nas gerações atuais e futuras um comportamento de práticas mais seguras que visam à redução do risco de desastres.

Participaram professores de vinte e nove escolas, representando doze municípios da região, com a formação de cento e dezesseis professores. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, o programa vem sendo testado desde 2015, antes de ser colocado para a comunidade escolar. Agora, as ações de proteção e defesa civil serão levadas para dentro das escolas.

Confira o cronograma das atividades:

05/02/2020

? Abertura da Capacitação

?  Mobilização e Motivação

?  Socialização dos professores

?  Apresentação do Grupo de formadores

?  Embaixadores, COREDEC, COMPDEC’s

?  Apresentação o Programa PDC na Escola

?  O que é PDC – COREDEC

?  Plano diretor e PLANCON

?  Voluntariado e Ações Comunitárias – CONSEG e NUPDECs

?  ECA, estatuto IDOSOS em situações de CRISE, trote

?  Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil

?  Termo de adesão, materiais, prazo de entrega do estado para municípios, formaturas etc.

?  Formato para a Entrega de materiais

?  Apresentação de projeto para captação de recursos junto ao FIA, FBRL, e outras organizações/instituições de ensino e patrocínios com empresas

13/03/2020

?  Metodologia e Módulos IFC, uso do Moodle e cronograma