Secretaria de Agricultura promove reunião com apicultores do município

Aconteceu na noite desta terça-feira (18), no CTG Querência do Minuano, o primeiro encontro para a criação da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Faxinal dos Guedes, estiveram presentes o prefeito Gilberto Angelo Lazzari, o secretário de agricultura, André Kilpp de Figueiredo, o consultor do Sebrae, Neuri Riboli, o engenheiro agrônomo da Epagri, Maico Pergher e os produtores de mel do município.

A Associação tem por objetivo promover o desenvolvimento e amparo da apicultura através de promoções culturais sociais e econômicas entre seus associados, durante o encontro foram discutidas metas, estatuto e formação da diretoria. A próxima reunião acontece no mês de março.

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, iniciou em 2017, o Programa de Manejo de Colmeias com o objetivo de capacitar os produtores na produção e comercialização do mel, tornando-o mais uma fonte de renda para as famílias. “A criação da associação vai organizar o projeto e juntos os produtores poderão desenvolver a atividade no município”, destaca o Secretário André.

De acordo com o prefeito Gilberto Angelo Lazzari, o mel é um importante alimento utilizado na merenda escolar que não pode ser adquirido dos produtores do município, por não ter a documentação necessária, quando criada a associação, poderão participar da licitação. “Faxinal tem grande potencial na produção do mel, acreditamos que teremos futuro promissor na atividade”, finalizou o prefeito.