Concurso do IBGE para Censo 2020 oferece treze vagas para Faxinal dos Guedes

As inscrições para o concurso do IBGE estão abertas desde o dia 05 de março. São dois processos seletivos, para Agentes Censitários Municipais, Agentes Censitários Supervisores (nível médio) e para Recenseadores (nível fundamental). Esses profissionais irão trabalhar na coleta de informações do Censo 2020, entrevistando os moradores de todos domicílios do município.

Para Faxinal dos Guedes serão dois agentes censitários supervisores, um agente censitário municipal e dez recenseadores. Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (11), entre o Governo Municipal e representantes do IBGE teve como pauta o mapeamento local a montagem dos postos de coleta, além do comprometimento da prefeitura no auxílio da divulgação do processo seletivo.

As inscrições podem ser feitas até 24 de março, somente pela internet, no site da Cebraspe (https://www.cebraspe.org.br/). A taxa de inscrição para as funções de nível médio é de R$ 35,80 e, para recenseador, de R$ 23,61. As provas serão realizadas no município para agentes censitários serão aplicadas em 17 de maio e as provas para recenseadores, em 24 de maio. O edital com a relação de todos os locais de provas será divulgado no dia 8 de maio para agentes censitários (ACM e ACS) e em 18 de maio para recenseadores.

Realizada de dez em dez anos, o censo demográfico é voltado o aprimoramento da gestão pública. Os dados recolhidos por meio dele dados alimentam índices nacionais, dão respaldo a políticas públicas, decisões institucionais e privadas, sociais e assistenciais, de saúde e educação.