Secretaria de Saúde realizará 21 cirurgias eletivas nesta semana

Na semana passada o Governo do Estado publicou as portarias 341 e 342, que autorizam o retorno das cirurgias eletivas na rede hospitalar pública e privada de Santa Catarina. Com a liberação, a Secretaria Municipal de Saúde agendou 21 cirurgias que aguardavam na fila de espera do SISREG (Sistema de Regulação), para que fossem realizadas nesta semana. Serão 07 cirurgias clinico geral, 06 de ortopedia e 08 de otorrino.

Todos os procedimentos acontecerão no Hospital São Cristóvão através do convênio Cis-Amosc. As cirurgias, exames e consultas eletivas estavam suspensos desde a adoção das primeiras medidas de distanciamento social no estado, no dia 17 de março. Os procedimentos cirúrgicos eletivos de alta complexidade e demais procedimentos cirúrgicos eletivos que demandam reserva de leito de UTI permanecem suspensos.

De acordo com o Secretário de Saúde, Flademir Cadore os procedimentos serão agendados de forma gradativa, respeitando a fila de espera e o limite quantitativo de 50% da capacidade prevista no plano operativo, além de uma série de regras condicionadas nas portarias para que os procedimentos ocorram.