Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados para prevenção do Coronavírus

A Prefeitura de Faxinal dos Guedes tem se preparado contra o novo Coronavírus (COVID-19) desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os profissionais das unidades de atendimento receberam informes técnicos e se reuniram para reforçar as orientações sobre o correto e rápido atendimento aos possíveis casos que possam chegar ao município.

Com o aumento dos casos confirmados, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando informações à população quanto aos cuidados para prevenir a proliferação da doença e estuda a adoção de medidas mais restritivas caso os números continuem aumentando nos próximos dias. De acordo com o secretário de saúde, Flademir Cadore é fundamental atuar de forma preventiva para se obter sucesso contra qualquer doença.

Para a população em geral, os cuidados para prevenir o coronavírus são: lavar as mãos com água e sabão ou álcool, cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar, evitar tocar mucosas de nariz, olhos e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal (copo, garrafa, talher, batom), manter ambientes sempre ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença e usar máscara sempre que sair de casa.

Os principais sintomas do coronavírus são: febre alta, tosse seca, dificuldade para respirar e a fadiga são os principais sintomas da doença. Alguns pacientes também podem sentir dores no corpo, congestão nasal, inflamação na garganta ou diarreia. A recomendação é que, caso apresente algum desses sintomas, a pessoa procure o centro de triagem localizado em frente ao Hospital São Cristóvão para ser atendido pelos profissionais da saúde.