Prefeitura e Casan alertam população para economia de água

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), emitiu na manhã desta segunda-feira (23), um alerta para que os consumidores utilizem de forma consciente a água que recebem em casa. A ação se deu por conta do longo período de estiagem ao qual muitos municípios de Santa Catarina estão enfrentando. Segundo o chefe de operações Gabriel Meurer, a situação é de alerta e cabe aos moradores ajudar para que não haja problemas de falta de água.

Em Faxinal dos Guedes a falta de chuva ainda não gerou problemas no abastecimento da cidade, porém nas Comunidades do interior, a Prefeitura feito diariamente a entrega de água para o consumo animal através do caminhão pipa.

Segundo a Casan, há uma série de medidas que os moradores podem tomar para reduzir o consumo de água. Entre elas, diminuir o tempo de banho e também ajustar as válvulas de descarga dos vasos sanitários. Conforme a empresa, os gastos no banheiro podem representar até 75% de todo o consumo em uma residência.

Veja abaixo todas as dicas:

– Tome banhos mais breves.

– Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba.

– Não lave a louça com água corrente: passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar.

– Não lave roupa com água corrente.

– Só ligue a máquina de lavar louça ou a de lavar roupa com capacidade total: o consumo é igual se ela não estiver cheia.

– Não use água como vassoura. Em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde.

– Não use mangueira, mas balde e pano para lavar o carro. E em épocas de estiagem evite lavar seu automóvel.

– Reaproveite a água usada na lavação de roupas para outros fins, como lavar calçadas.

– Não jogue água nas ruas: água não é pavimentação.

– Regule a válvula de descarga: esse cuidado pode reduzir o consumo pela metade.