Farmácia Municipal lança Campanha para o Descarte Correto de Medicamentos

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde lançou nesta segunda-feira (28), uma campanha de conscientização para o descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso, visando contribuir com a preservação do meio ambiente e promoção do uso racional, através da redução da automedicação e dos riscos de intoxicação medicamentosa da população faxinalense. Serão dois pontos de coleta, na Unidade de Saúde Central e Distrito da Barra Grande.

De acordo com a farmacêutica, especialista em saúde pública, Dalila Cimadon, o descarte de qualquer tipo de medicamento de forma incorreta gera consequências tanto para a saúde humana como ao meio ambiente. “Os medicamentos têm substâncias que podem ser tóxicas ou se tornar tóxicas após a sua decomposição, comprimidos, cápsulas, líquidos, sprays e pomadas por exemplo, se descartados no lixo comum, colocam substâncias em contato com o solo e a água, contaminando o meio ambiente”, destacou.

As farmácias receberão os medicamentos, em consonância com a política nacional de resíduos sólidos e de acordo com as normas em vigor para descarte ou nova dispensação.