Estiagem: Faxinal dos Guedes terá racionamento de água durante a noite a partir desta quarta-feira
Considerando o longo período de estiagem que atinge toda a região Oeste, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – Casan de Faxinal dos Guedes, informou a Coordenadoria da Defesa Civil Municipal na manhã desta quarta-feira (16), que a partir de hoje, seis bairros: Ozelame, Loteamento Barella, Rosa, Parque das Flores, São Cristõvão e São José, além do centro terão o abastecimento de água interrompido das 20h às 8h, com previsão de normalidade às 11h.
O comunicado foi repassado pelo chefe de operações Gabriel Meurer. A ação tem como objetivo garantir o nível do reservatório Arroio Burro Magro, que se encontra abaixo do nível normal. “É por isso que solicitamos a todos o uso racional da água. Cada um de nós pode economizar para que possamos preservar este bem tão essencial. Inicialmente serão estes locais, mas caso a estiagem persista o racionamento deverá se estender por toda a cidade”, destacou.
Confira algumas dicas para o uso racional da água:
Reduza seu tempo no chuveiro: tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao se ensaboar. Chuveiro aberto por 15 minutos consome 135 litros de água.
Ao escovar os dentes e ao barbear, mantenha a torneira fechada.
Não lave a louça com água corrente: passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar.
Não lave roupa com água corrente, trabalhe utilizando o tanque.
Ao usar a máquina de lavar louça ou roupa, só ligue com capacidade total. O consumo é igual se ela não estiver cheia.
Não use água com vassoura: em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde. Com mangueira, em 15 minutos são desperdiçados cerca de 280 litros de água.
Reaproveite a água usada para outros fins, como lavar calçadas.
Lave o carro com balde, não use mangueira. E em épocas de estiagem, evite lavar seu automóvel.
Não jogue água nas ruas, água não é pavimentação.
No jardim, use regador: regue as plantas ao amanhecer ou à noite, assim elas aproveitarão melhor a água. Regar as plantas nas horas quentes resulta em elevadas perdas por evaporação.
Regule a válvula de descarga: a válvula regulada pode reduzir o consumo de descarga pela metade. Você sabia que as descargas consomem em média 20 litros de água?