Faxinal dos Guedes decreta situação de emergência em saúde devido à Dengue

O prefeito em exercício, João Carlos Zanetti assinou na manhã desta segunda-feira (25), o decreto nº 173/2022, que declara situação de emergência em todo o território municipal, devido à infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika. Com o Decreto, o combate e efetivação das ações de enfrentamento se tornam mais intensas e ágeis.

A decisão para a decretação de emergência se deu após uma reunião na última quarta-feira, entre os membros da sala de situação de combate ao Aedes Aegypti, composta por membros do Governo Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e diretoria do Hospital São Cristóvão que definiu novas medidas de enfrentamento a proliferação do mosquito e eliminação dos focos. O documento tem validade de 180 dias.

O prefeito João, destacou que a medida visa dar autonomia ao trabalho da Secretaria de Saúde, que poderá contar com o apoio da Polícia Militar para acessar residências ou estabelecimentos comerciais com suspeita de focos do mosquito em que o proprietário esteja recusando a entrada do agente público, bem como a compra de insumos de forma mais ágil.

O município de Faxinal dos Guedes registrou nesta segunda-feira 11 casos positivos da dengue, sendo 1 autóctone, ou seja, contraiu o vírus no município, e 10 contraídos em outros municípios.

Confira o documento: