Jornada da Saúde inicia comemorações de aniversário de Faxinal dos Guedes

As comemorações dos 52 anos de Faxinal dos Guedes  iniciaram na última sexta-feira, com a II Jornada da Saúde do Hospital São Cristóvão. O evento teve o objetivo de proporcionar conhecimentos sobre saúde a população em geral e aprimorar os conhecimentos dos profissionais da área. Segundo o Presidente da Associação Beneficente São Cristóvão, Amauri Zardinello, a intenção é fazer com que todas as pessoas sejam disseminadores das informações repassadas através da Jornada de Saúde.

Na oportunidade, Zardinello lembrou das constantes lutas da comunidade, em benefício do Hospital São Cristóvão que recentemente passou por reformas, tornado-se um hospital referência em todo o Oeste Catarinense. “Após 40 anos de sua construção, já estava ultrapassado e em desacordo com as normas da vigilância sanitária, mas com determinação de uma diretoria atuante, com pessoas voluntárias e empenhadas conseguimos reformar. Para  continuar tendo um atendimento e ima infra-estrutura de qualidade, voltada para o bem estar da saúde de todos, viajamos a Florianópolis e conseguimos recursos para a reforma do hospital”, destacou.

O Prefeito Flávio Bruno Boff, comentou que este é um momento muito importante para a saúde do município, principalmente por que o Hospital São Cristóvão significa muito para Faxinal dos Guedes. “Na contra mão da história, de muitos hospitais pequenos que fecharam pelas dificuldades inerentes a saúde que o Brasil coloca. O Hospital São Cristóvão foi no caminho inverso, porque encontrou pessoas que se dispuseram a colaborar voluntariamente, financeiramente muitas vezes, e quando se fala em hospital a gente pensa na questão curativa, e para nós é um orgulho poder dizer que temos profissionais do mais alto gabarito que conseguem dar o atendimento inicial e encaminhar os casos mais graves” afirmou.

A jornada iniciou com palestras sobre Saúde Mental dedicadas para o público em geral. Já no sábado, o evento foi restrito aos profissionais da saúde.