Faxinal dos Guedes é o único município da região AMAI a receber premiação no evento estadual Band Cidades Excelentes

Na cerimônia estadual da quarta edição da premiação Band Cidades Excelentes, realizada nesta terça-feira (18) em Florianópolis, o município de Faxinal dos Guedes foi o grande destaque da região AMAI (Associação dos Municípios do Alto Irani). O evento, uma iniciativa conjunta do Instituto Aquila, Grupo Bandeirantes e Grupo Barriga Verde, visa reconhecer as melhores práticas de gestão pública entre os municípios catarinenses.

A premiação é organizada em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Faxinal dos Guedes foi reconhecido em primeiro lugar, na categoria de Sustentabilidade, levando o prêmio entre os municípios com menos de 30 mil habitantes.

A premiação foi recebida pelo assessor jurídico Leonir Baggio e sua esposa, que representaram o prefeito Gilberto Angelo Lazzari durante o evento. Em sua fala, o prefeito Gilberto Angelo Lazzari destacou a importância do reconhecimento para o município e a dedicação de sua equipe em buscar melhorias constantes para a comunidade.

“Este prêmio é uma conquista de todos os cidadãos de Faxinal dos Guedes. Reflete nosso compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida de nossa população. Quero agradecer a toda a equipe da Prefeitura, aos nossos parceiros e, principalmente, à comunidade que acredita e colabora com nosso trabalho. Vamos continuar empenhados em fazer de Faxinal dos Guedes um lugar cada vez melhor para se viver”, afirmou o prefeito.

O evento em Florianópolis reuniu prefeitos e representantes dos municípios de Santa Catarina para celebrar as políticas públicas que se destacaram no estado. Além de Faxinal dos Guedes, outros municípios foram premiados em diversas categorias, como Herval d’Oeste, São Bento do Sul e Criciúma.

A premiação Band Cidades Excelentes é um incentivo para que as cidades continuem a investir em práticas inovadoras e eficientes na gestão pública, promovendo o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população catarinense. Faxinal dos Guedes, com este reconhecimento, reforça sua posição como um modelo de gestão pública na região AMAI.

Sustentabilidade
Esta classificação considerou itens como arborização urbana, coleta seletiva, recuperação de materiais recicláveis, emissão de gases de efeito estufa e segurança hídrica são considerados. Os vencedores são:

• Menor que 30 mil habitantes: Faxinal dos Guedes
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Pomerode