Faxinal dos Guedes adota medidas preventivas e não registra casos de dengue

A Administração de Faxinal dos Guedes por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica Municipal adotou várias medidas para a prevenção da dengue. Com isso, o município não registra casos da doença e segue monitorando apenas dois focos do mosquito.

Dentre as medidas preventivas, Faxinal dos Guedes realizou a entrega de materiais para proteção e vedação de cisternas e outros depósitos de água da chuva. Os itens foram disponibilizados em 2022 e início de 2023. Conforme o Secretário de Saúde, Flademir Cadore, as ações foram fundamentais para evitar a proliferação do mosquito.

“Essas ações têm sido bem sucedidas e mostram um sinal positivo da metodologia adotada pelo município. Os agentes de combate a endemias realizam tratamento dos locais infestados desde 2022 e seguem com o programa de vigilância ao vetor da dengue passado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE)”, diz.

Ainda conforme o Secretário, o apoio da população também é fundamental.

“A população também está colaborando com o combate à dengue, mantendo seus quintais e terrenos limpos e livres de água parada. A Secretaria de Saúde realiza campanhas de conscientização e orientação para que todos possam contribuir com a prevenção da doença. Ainda que a cidade esteja registrando zero casos de dengue até o momento, é importante que a população continue atenta e colaborando com as medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. A prevenção é a melhor forma de combater a dengue e garantir a saúde de todos”, cita