Secretaria de Saúde de reforça campanha contra Influenza em Faxinal dos Guedes

A Secretaria Municipal de Saúde de Faxinal dos Guedes informa que a campanha de vacinação está a poucos dias do fim e hoje já  temos vacinado pouco mais de 60% dos públicos alvo, conforme tabela abaixo. A meta para o município é atingir 90% de imunizados no total dos grupos nesta campanha que vai até dia 19 de maio.

O dia D da campanha acontecerá no dia 13 de maio, sábado,  apenas na  Unidade de Saúde Central que atenderá das 08h00min às 17h00min sem fechar ao meio-dia.

O grupo com índice baixo de vacinação em Faxinal dos Guedes até o momento é o grupo de Crianças de 6 meses a menores de cinco anos, a qual a Secretaria tem certa preocupação  pois menos de 40% das crianças foram imunizadas e estas são as mais suscetíveis e sensíveis contra a influenza e suas complicações.

O grupo de idosos é o grupo que está  dando exemplo, pois mais de 80% já estão imunizados, faltando pouco para atingirmos a meta do grupo de mais de 90%, o que já ocorreu em campanhas anteriores.

Professores da ativa na rede pública e privada, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde procurem os postos de saúde para se imunizarem.  Pais,  tragam seus filhos de 6 meses a menores de cinco anos para se protegerem da influenza e complicações decorrentes.

A vacinação será oferecida gratuitamente com o objetivo de reduzir internações, complicações e mortalidade decorrentes de infecções pelo vírus da influenza. A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas por pessoas contaminadas ao falar, tossir ou espirrar. Também pode ocorrer por meio das mãos e objetos contaminados.

Importante destacar algumas medidas preventivas que são recomendadas, como:

> Lavar bem as mãos,

> Usar lenços de papel,

> Ao tossir levar o braço em frente a boca,

> Evitar lugares fechados e com aglomeração de pessoas,

> Em caso de tosse seca, febre, dores de cabeça ou garganta, a pessoa deve procurar ajuda médica.

Pedimos a todos os munícipes que apresentem a caderneta de vacinação, cartão SUS e carteira de identidade ao se apresentarem no posto de vacinação.

Pessoas com doenças respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica crônicas, além de pessoas com diabetes,  hipertensão com comorbidade, imunossupressão, obesidade grau III, transplantados e portadores de trissomias devem  ser imunizadas. Para esses grupos é importante trazer a prescrição médica e/ou comprovante da patologia.

A Secretaria Municipal de Saúde  destaca que nossas equipes estão preparadas para atender os públicos alvo e reforça o convite para que se dirijam aos postos de vacinação até dia 19 de maio. Hoje ainda  restam aproximadamente  950 (novecentas e cinquenta) pessoas a serem imunizadas em de Faxinal dos Guedes, totalizando todos os grupos alvo.