Prefeito resume agenda administrativa que teve em Brasília esta semana

O prefeito municipal de Faxinal dos Guedes, Gilberto Angelo Lazzari (Beti), retornou  de sua segunda  viagem a Brasília, onde cumpriu uma importante agenda administrativa. Ele reforçou pedidos para garantir os recursos necessários já pleiteados e que fazem parte do plano de governo para Faxinal dos Guedes.

Uma das pautas, com o Deputado Federal Valdir Colatto e o Ministro da Agricultura , Blairo Maggi, o prefeito reforçou a solicitação de verba para aquisição de um trator de esteira para o município. Também foi solicitado recursos para aquisição de um caminhão caçamba para a Secretaria de Infraestrutura agilizar as obras em Faxinal dos Guedes.   Junto ao deputado Federal Celso Maldaner foi solicitado recursos para construção da ponte da estrada velha, antiga estrada Serro Azul, no distrito de Barra Grande. Maldaner se prontificou a pleitear junto ao Ministro da Integração Nacional, ‎Helder Barbalho, recursos para essa obra.

O prefeito também buscou informações para resolver pendências que desde 2015 afetam as secretarias  de Educação e Saúde. Na Educação, a maioria das escolas não receberam verbas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Esse programa  tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e as escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público. Em 2016 somente a escola Nossa Senhora Aparecida recebeu os recursos do programa. Para a saúde, foi reforçado  o pedido junto ao Ministério da Saúde de mais uma ambulância para Faxinal dos Guedes.

Para o prefeito o retrospecto da viagem foi positivo, muitas das solicitações são de reforço do que já havia pautado na primeira viagem a Brasília, em Fevereiro.  “Embora a situação política na Capital Federal não configura muita certeza do ponto de vista orçamentário para envio de recursos aos municípios, a nossa agenda foi positiva e estamos confiantes, afirmou Lazzari.