Mais de 8% dos Faxinalenses participaram do Dia do Desafio.

O Prefeito de Faxinal dos Guedes , GILBERTO LAZZARI, assinou início de março, juntamente com a  Comissão Municipal de Esportes (CME) do Município de Faxinal dos Guedes o Termo de Adesão ao Dia do Desafio, edição 2017, confirmando a participação de Faxinal dos Guedes no evento organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). O Dia do Desafio aconteceu na última quarta-feira do mês de maio, dia 31 e excepcionalmente, em Faxinal dos Guedes, se estendeu até a manhã de ontem dia 1º de junho.

O objetivo deste dia é quebrar a rotina sedentária, promovendo a saúde e o bem estar através da prática de 20 minutos de qualquer atividade esportiva e ou exercício físico. O Dia do Desafio foi criado em 1984 no Canadá e chegou ao Brasil em 1995 sendo desde então promovido pelo SESC.

Muitos municípios competem com outros municípios participantes no mundo, com as mesmas características e porte. Faxinal dos Guedes aderiu à modalidade participação voluntária, sem competir diretamente com outro município.

“Para competir com outro município necessitamos criar a rotina do dia do desafio, que acontece todo ano, sempre no dia 31 de maio. Além disso necessitamos a efetiva participação de toda a comunidade, não somente escolas e o poder público, mas todas as empresas privadas e entidades também”, comenta DEISE BELLAVER, coordenadora oficial do Dia do Desafio em Faxinal dos Guedes, que é formada em Educação Física.

“Essa não é a primeira vez que o município confirma participação no Dia do Desafio, no entanto isso não vem se mantendo rotina nos últimos anos. Precisamos incentivar e cativar toda população para que essa data seja instituída como obrigatória no calendário municipal de eventos de Faxinal dos Guedes. E mais relevante que isso, fazer que todos entendam que mais importante que participar apenas no dia D é conhecerem todas as vantagens e  benefícios de atividade física rotineiramente, pelo menos 30  minutos três a quatro vezes por semana, isso é qualidade de vida”, finaliza DEISE BELLAVER.

O prefeito GILBERTO LAZZARI também participou das atividades na sede da prefeitura e a vice prefeita, MARITÂNIA SANDI, ajudou a mobilizar algumas escolas nos turnos matutinos e participou ativamente das atividades. MARITÂNIA  incentiva que seja criada alguma ação semanal de conscientização e atividades nas escolas via Secretaria de Educação. “Os benefícios para a saúde do cidadão são inúmeras, basta verificar as pesquisas e informações de especialistas. Começando com as crianças hoje, amanhã teremos menos adultos sedentários e com problemas como temos hoje, problemas que não existiriam se tivessem uma orientação efetiva da importância da atividade física rotineira. Isso também colabora para economia pública pois menos pessoas vão procurar os postos de saúde e medicamentos quanto estão mais ativos”, afirma MARITÂNIA.

O cronograma de atividades do dia 31 de maio envolvendo a comunidade Faxinalense, infelizmente, não foi completamente cumprido, sendo prejudicado e ajustado devido ao clima, realidade de todos os municípios segundo representantes do SESC. Mesmo assim em Faxinal dos Guedes o resultado  foi muito bom e estimamos a participação de cerca de 800 pessoas pouco mais de 8% da população do município.