Secretaria de Saúde anuncia mudanças no Sistema de Atendimento

De acordo com a Lei Estadual Nº 17.066/2017 e por orientação do Ministério da Saúde não somente para Faxinal dos Guedes, mas para todos os municipios do Estado de Santa Catarina, os pacientes que dependem de intervenções nas Secretárias de Saúde, deverão ser inseridas em uma lista de espera única  e regulada por  por uma Central de Regulação composta por Tecnicos e Médico Regulador, fiscalizados pelo Ministério Publico de Santa Catarina.

Os pacientes serão atendidos de acordo com a ordem de inclusão na lista, ficando proibida qualquer outra forma de atendimento, salvo nos casos de urgência e emergência, definidos pela legislação.O objetivo da mudança, é a democratização do acesso aos serviços de atendimento a saúde.

Uma vez que todas as Centrais de Regulação utilizarão o mesmo webservice, o Estado terá condições de saber o tamanho real de suas Listas de Espera, auxiliando a todos, com informação de gestão e garantindo que sua posição será alterada APENAS devido a sua classificação de risco/gravidade. No sentido de se garantir a universalidade e equidade no acesso e diminuir os fura – filas já bem difundidos: PAM – Paciente amigo do médico; PAF – Paciente amigo do funcionário; PAP – Paciente amigo do político.

O SISREG (Sistema Nacional de Regulação), é uma ferramenta fornecida pelo Ministério da Saúde de forma gratuita, sendo sua utilização OBRIGATÓRIA no Estado e nos Municípios , como forma de auxiliar na regulação do acesso.

Voce pode consultar diretamente sua colocação na lista de espera da saúde no endereço https://listadeespera.saude.sc.gov.br.

Lembrando que as filas de espera, serão atualizadas todas as segundas  feiras após as 16 horas por suas respectivas Centrais de Regulação.