Secretarias de Saúde e Educação promovem Programa Saúde na Escola

No último dia de planejamento referente as ações a serem realizadas no ano letivo de 2018, a secretária de educação Cleusa Brusamarelo, a equipe da secretaria, diretores e coordenadores definiram como serão desenvolvidas as temáticas do Programa Saúde na Escola que acontece em parceria com a secretaria de saúde do município.  O Programa teve início no ano passado e teve grande aceitação por parte de todos os envolvidos.

Entre as ações desenvolvidas estão avaliação do estado nutricional, avaliação antropométrica, promoção da segurança alimentar e da alimentação adequada e saudável, promoção das práticas corporais, atividade física e lazer, saúde ambiental, saúde bucal, saúde mental, saúde ocular, verificação da situação vacinal e detecção precoce da escoliose.

Para a secretária de educação este projeto é de grande importância para os alunos, professores e comunidade em geral, pois, educação e a saúde são parte essencial da vida. “Acreditamos que o trabalho em equipe e em conjunto com outras secretarias tem um resultado eficiente, positivo principalmente quando aproxima a comunidade com a escola”, diz Cleusa.

A enfermeira Cristiane Paravisi ressalta que a adolescência é uma etapa de crescimento e desenvolvimento do ser humano marcada por grandes transformações físicas, psíquicas e sociais, e através destes projetos é possível informar e orientar os educandos sobre diversas temáticas. “Este trabalho integrando saúde e educação tem grande importância pois é nessa fase que os alunos adquirem as bases para a sua vida adulta”, ressalta Cristiane.